A VOZ DA SERRA também é “talento tipo exportação”

terça-feira, 13 de novembro de 2018

O tema do Caderno Z me lembrou uma passagem de Khalil Gibran: “Vossos filhos não são vossos filhos; são os filhos e as filhas da ânsia pelo mundo...”. Os friburguenses que abriram as asas para além das nossas montanhas, certamente, se valeram do pensamento de Gibran. Em todos os depoimentos há ferramentas em comum: desafio, determinação e coragem. O aprendizado é grande, garante Lucas Canto: “Sou cercado por pessoas muito melhores do que eu e isso me faz querer aprender mais e ser melhor a cada dia”. Nesse meio tempo entra a superação, aquela força de ultrapassar os limites e ainda assim não desistir dos objetivos.

Christian Bizzotto, maestro, regente de corais e bacharel em arranjo, com o incentivo do pai, Giovanni Bizzotto e do avô, é, hoje, aos 32 anos, “referência para 240 vozes em sete corais, atuando como pianista em espetáculos famosos. Os irmãos Bruno e Pedro Rutman, por exemplo, desenvolvem um projeto avançadíssimo em “nome da salvação da Mata Atlântica. Avanços inimagináveis. Gabriel Salin, Jozi Lucka, Pedro Concy, Ilona Szabó, Eliza Vidal, todos com trajetórias empolgantes, deixando marcas de conquistas para as novas gerações. São profissionais jovens com experiências variadas e avançadas que, antigamente, levariam anos para serem alcançadas.

Em “Sobre Rodas’ deixamos o “Z”, na expectativa de que os planos do governo melhorem os transportes e a mobilidade urbana. O professor Madeira trouxe um panorama da situação, percorrendo os sistemas rodoviários, ferroviários e até as hidrovias, passando também pelos aeroportos. “Cá entre nós”, um texto pra lá de bom.

Novembro também é um mês de muitos eventos e a cidade começa a ganhar um clima festivo de fim de ano. O Coral Cantomusarte se apresenta no Teatro Municipal Laercio Ventura, nos dias 15 e 16, com o espetáculo “Os Imigrantes”. O projeto Fricine, entre os dias 21 e 25, exibirá 50 longas, médias e curtas. Tudo com entrada franca, em locais de fácil de acesso, como a Estação Livre, a Acianf e em Lumiar. Tem também o Fórum Produtivo, nesta terça-feira, 13, no Teatro Municipal Laercio Ventura, no Suspiro.

“O Poço Feio está à venda por R$ 1,6 milhão”. A notícia é meio chocante, e o poço nada tem de feio, a não ser o nome. O local é lindo e quem adquirir a propriedade, provavelmente, estará fazendo um negócio da China em Nova Friburgo.

Para contrabalançar o susto da venda do Poço Feio, uma boa notícia para todos nós que vivemos de pagar contas é a de que os boletos vencidos, de qualquer valor, poderão ser pagos em todos os bancos. Essa medida já está valendo, pessoal!

Em “Há 50 anos”, o prefeito Amâncio regressava de viagem, exaltando a Alemanha e felicitando a vereadora Laura Milheiros que assumira o gabinete do Poder Executivo durante a sua ausência. O avião foi recebido com os festejos de uma bonita caravana de ônibus especiais, carros particulares com familiares e funcionários. Tudo para receber o prefeito doutor, muito amado. A viagem fortalecia ainda mais os laços de Nova Friburgo com o povo alemão que tanto fez pela nossa industrialização.

A boa nova que Massimo nos traz merece aplausos, pois, os professores de Educação Física já podem festejar a aprovação da lei para que as escolas trabalhem apenas com professores registrados no Cref-1. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, a legislação é uma grande vitória – “A aprovação da lei abre mais oportunidades no mercado de trabalho...”. Sem contar que, como diz o vereador, assegura “uma orientação profissional mais adequada”. Parabéns a todos!

David Massena voltou das férias! E com ele, o “Pinçado da internet”, que já chega abrindo altas reflexões. A mensagem está de bom tamanho. Vejamos: “Confiar não é saber tudo sobre alguém. É não precisar saber.” Ok, isso é lindo! Contudo, podemos ir além e acrescentar. Confiar é saber tudo sobre alguém e mesmo assim confiar. Às vezes dá certo. Outras vezes, a gente entra pelo cano. Mas, faz parte do show da vida!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.