Edições limitadas

sábado, 28 de julho de 2018

Um dos fatores que mais agregam valor a veículos de passeio, em especial para aquele público específico que não os encara apenas como uma ferramenta necessária aos deslocamentos diários, é a exclusividade. Algo bastante natural para um mercado que se desenvolveu sob a égide do Fordismo, da linha de produção, e da padronização.

Em meio a uma infinidade de iguais, é obviamente agradável a ideia de que o carro que se tem na garagem possa ser especial e único por algum motivo. Tal apelo é abrangente o suficiente para ter sido diversas vezes explorado artisticamente, como nos filmes do Fusquinha Herbie, ou no romance Christine, de Stephen King, sem mencionar as incontáveis peças publicitárias com este viés. Mas, afinal, o que efetivamente torna um veículo único ou exclusivo?

Bom, podemos pensar rapidamente numa série de motivos, não? A utilização de kits de personalização; o lançamento, por parte dos fabricantes, de séries limitadas; alterações (ou customizações) feitas pelo proprietário, como as que nos habituamos a ver em quadros de televisão; a disponibilização de opcionais exclusivos em modelos de extremo luxo; quem o veículo já transportou, ou a quem pertenceu; veículos militares convertidos para uso cotidiano; veículos antigos com grande percentual de peças originais; veículos de fabricação própria ou “caseira”; réplicas; e até mesmo lendas, entre outras motivações.

Cada um dos aspectos acima seria capaz de sustentar uma coluna própria, e é possível que sigamos esse caminho ao longo do tempo. Hoje, no entanto, lembraremos apenas de alguns desses veículos que nasceram sob o signo da exclusividade, na forma de edições especiais inspiradas em Copas do Mundo.

Em 1982 a Volkswagen lançou a primeira série especial do Gol, batizado de “El Gol Copa”, lançado em comemoração à Copa do Mundo de Futebol da Espanha. Oito anos mais tarde a Chevrolet seguiu o mesmo caminho ao lançar uma edição especial do Kadett, batizada com o nome da cidade na qual a seleção brasileira ficaria concentrada durante o mundial da Itália: Turim. Essa versão acabou se tornando muito conhecida, uma vez que 82 desses modelos foram sorteados durante a transmissão dos jogos, no recém-criado “Bolão do Faustão”.

Em 1994, ano do tetracampeonato brasileiro, tanto Chevrolet quanto Volkswagen tornaram a produzir edições especiais, batizadas respectivamente de Monza Club e Gol Copa 1994. Curiosamente, a Club foi a última série especial criada para promover o Monza, ao passo que o Copa 94, com suas seis mil unidades vendidas, foi a última versão especial da primeira geração do Gol.

Avançamos mais quatro anos, e encontramos a série especial Champ, que a Chevrolet criou para o Corsa hatch (1820 unidades) e as picapes Corsa (1356) e S10 (1200). Em 2002, por sua vez, a Volkswagen voltou a produzir uma versão especial do Gol, desta vez batizada de Sport. A nomenclatura “Gol Copa”, contudo, seria retomada em 2006, com uma série limitada a 16 mil exemplares, e portanto não tão exclusiva assim.

Quatro anos mais tarde, enquanto o mundo celebrava a primeira copa em continente africano, a Volkswagen lançava mais uma edição especial de seu campeão de vendas, agora batizada de “Gol Seleção”, com produção restrita a três mil unidades. E é claro que em 2014, com a copa acontecendo aqui mesmo, no Brasil, o mercado não deixaria de promover versões especiais e comemorativas.

Para a “copa das copas” a Volks – à época patrocinadora da CBF – manteve o nome “seleção” e produziu versões especiais para seus modelos Gol, Fox e Voyage. A essa altura a Hyundai, que patrocinava o evento em si, já havia utilizado o nome “Copa” ao lançar sua versão especial do HB20. Todos se lembram, no entanto, do fiasco da seleção na semifinal contra a Alemanha, e isso também iria afetar o mercado. A Volks deixaria de patrocinar a seleção, abrindo espaço para que a Chevrolet retomasse a parceria, lançando uma versão especial do Onix, também batizada de seleção, curiosamente no ano de 2015.

Por fim, para a recém-terminada Copa da Rússia, a Hyundai produziu 4200 unidades especiais da mais nova edição do HB20 e do HB20S Copa.

E você, leitor, já viu ou possuiu algum destes modelos?

 

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Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

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