A verdade da realidade ou a realidade da verdade

quinta-feira, 26 de julho de 2018

O que é a vida? O que estamos fazendo nessa existência? Você quer saúde para que? Para esbanjar em divertimentos e práticas que destroem a saúde? Ou para viver uma vida compenetrada, útil, que faz sentido? O que é uma vida que faz sentido? Paulo, o apóstolo, escreveu que se você espera ter poder para viver só para essa vida, você é o mais miserável de todos os homens ou de todas as mulheres. (1 Coríntios 15:19).

Muitos pacientes deprimidos ou com outro sofrimento dizem no consultório: “Quero voltar a ser como era!” Será que o jeito como eram antes da doença era saudável mesmo? Notícias falam da previsão do aumento nas vendas para o dia dos pais, e que os comerciantes ainda terão pela frente o dia das crianças e Natal para aumentarem suas vendas. Também falam sobre crescimento industrial e perspectivas otimistas na produção agrícola. Isto é bom para o crescimento econômico do país. Mas que mais?

Você nasce numa família e seus pais batalham para lhe dar estudos, alimento, moradia, proteção, cuidados de saúde. Você chega na vida adulta, começa a trabalhar. Casa (ou não), tem filhos (ou não), procura ganhar dinheiro para a aquisição de bens, um carro, uma casa, viagens com a família nas férias, coisas assim. Faz uma poupança, se possível adquire mais imóveis, expande seus negócios, cresce economicamente. Mas que mais?

Por que a pergunta “que mais”? Crescer numa família, estudar, trabalhar, ganhar e juntar dinheiro, se divertir, ter sexo, comprar coisas... Não é isso a vida? Que mais o quê? – você pode perguntar. O que vem depois? Vem a aposentadoria, a velhice, e em seguida a morte. Mas você pode pensar: “Ôpa! Espere um pouco! Não seja pessimista! Não quero pensar nisto agora, sou jovem, ou tenho já tantos bens materiais adquiridos com muito suor! Pare com esta conversa de morte! Deixa para pensar nisto depois.” Depois quando?

Salomão foi um rei de Israel nos tempos do Antigo Testamento, um homem que se deu tudo o que alguém pode pensar que se possuir será feliz. O que ele concluiu após se tornar trilionário, poderoso, tenho mil mulheres, e sendo rei?

Ele explica: “Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu. ... O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois. Eu ... fui rei sobre Israel em Jerusalém. E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. ... Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento. E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito. ...” Eclesiastes 1:2-18.

Dias antes do dia das crianças e do Natal os noticiários dirão as mesmas coisas, que os comerciantes esperam um aumento de X por cento nas vendas, que a indústria cresceu Y por cento no primeiro semestre deste ano. Que mais importa de fato para a vida?

O que é a verdade da realidade? O que é a realidade da verdade da vida? O Deus Jesus Cristo explicou: “Então [Jesus] lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem.
Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. "Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’” E ele concluiu dizendo: “A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas.” Lucas 12:15-23. Saúde mental tem muito que ver com a visão correta do sentido da vida.

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.