O mundo aborrece você?

quinta-feira, 06 de junho de 2019

A vida é maravilhosa. E a maneira como a sociedade consumista funciona? E os conceitos (mesquinhos) sobre felicidade anunciados por gente famosa, rica e poderosa? Aliás, gente que comete suicídio, tendo tudo o que eles mesmos diziam que produziria felicidade, como fama, dinheiro, aviões, mansões, poder social, sexo...

Consumo simples, vida no campo, compartilhar, são indicações para uma vida de boa qualidade, segundo o professor de Física Quântica na Universidade da Califórnia em Berkeley, Fritjof Capra. Lutar contra seus problemas pessoais, contra defeitos pessoais de caráter, ter uma visão espiritual da vida e oferecer à sociedade um bom exemplo de conduta e de atitudes que aliviam o sofrimento das pessoas, é uma recomendação forte de Jim Caviezel, ator que fez o papel de Jesus Cristo no filme de Mel Gibson, a Paixão de Cristo.

É saudável competir com o vizinho que tem bela casa, automóvel do ano? Seu filho terá mesmo que se tornar profissional liberal para ganhar muito dinheiro, embora o talento dele é para uma profissão sem grandes ganhos financeiros? A rede Walmart que conta com 11.766 lojas no mundo precisa de mais lojas para que os donos “garantam o futuro” deles? Será que eles pensam que viverão uns dois mil trezentos e quinze anos?

Como se sente ao torcer por um time de futebol e depois ficar sabendo que o resultado foi manipulado à custa de milhões de reais, de euros ou dólares? Como se sente ao acreditar no político que vivia dizendo na campanha “vamos juntos”, e quando você vai ao gabinete dele para falar com ele, é barrado por secretárias, assessores, seguranças?

O que você sente quando a mídia anuncia que o queijo e a carne que você consumia estavam contaminados após vencer a data de validade, vendidos com nova embalagem e nova data. Já reparou em produtos com a letra T na embalagem nos mercados? É o T de “transgênico”, alimento modificado geneticamente ruim para a saúde, mas que dá lucro para os produtores. Sabia que redes de supermercados além de alto lucro com as vendas, cobram propina para colocar produtos nas prateleiras deles?

O que você pensa de líderes religiosos que praticam pedofilia, e de outros que manipulam milhares de pessoas usando a fé como mercadoria, prometendo curas, prosperidade, praticando “milagres” forjados, fazendo guerra suja nos bastidores contra outras denominações? Você e eu trabalhamos 152 dias por ano no Brasil, ou seja, cinco meses e dois dias só para pagar impostos. São estes impostos bem aplicados para a população?

Na Câmara dos Deputados, em Brasília, parlamentares ficam sentados, outros de pé, grupinhos conversam enquanto a sessão segue com desrespeito por quem está falando. A mensagem impressa em nossa bandeira não diz “Ordem e Progresso”? A indústria farmacêutica compra médicos, advogados, juízes, parlamentares e até cientistas. A meta dela é a do mundo capitalista: lucro, sem escrúpulos, sem ética, sem interesse pela verdade.

Robert Whitaker, jornalista, num seminário em São Paulo, organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz, denunciou que indústrias farmacêuticas procuram disseminar a “verdade” de que transtornos mentais originam-se em distúrbios químicos do cérebro e que a psiquiatria oficial conta com a imprensa como aliado.

Os considerados bons jornalistas fazem a seleção de estudos para publicação, a maioria apontando a medicalização como solução. Mas há pouca divulgação quando uma pesquisa mostra as fraquezas desta fala oficial. Por exemplo, quando Alan Fazer, chefe do Departamento de Farmacologia da Universidade do Texas, anunciou que não há nenhuma evidência científica de que a depressão seja causada pela queda de serotonina no cérebro, a mídia não anunciou isto. Mas a indústria farmacêutica produz antidepressivos (ISRS) que visam aumentar a concentração de serotonina no cérebro. http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/37938

A mídia anuncia: o vinho faz bem ao coração. Verdade? Meia verdade. A verdade total é que o álcool do vinho é tóxico para nosso corpo, e o resveratrol, que existe na uva, é que produz bons efeitos circulatórios. Por que a mídia só mostra um lado? Conflitos de interesses. Nada é de graça nesse mundo apodrecido moralmente. “Se o mundo vos aborrece, primeiro aborreceu a mim”, disse Jesus Cristo, segundo o evangelho de João 15.18. O mundo aborrece você?

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.