Observatório - 29/02/2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Agora é Miguel e Júlia

Miguel e Júlia foram os nomes que mais foram dados aos nascidos em 2011 no Brasil, para meninos e meninas, respectivamente. Os dados são da BabyCenter Brasil, que faz todos os anos um levantamento cuidadoso dos nomes dos bebês, sendo considerado o mais completo e confiável do país.

Entre os meninos, Miguel ultrapassou o nome Gabriel, que liderava a lista dos meninos havia anos e agora caiu para o terceiro lugar. Davi assumiu a 2ª posição.

Entre as meninas, Júlia é o nome mais usado, seguido muito de perto por Sofia. Isabela aparece em 3°.

Entre os nomes duplos há muitas combinações entre os meninos, já entre as meninas a combinação diminui e ficam só nos Maria e Ana. Entre os meninos o campeão continua sendo João Pedro e entre as meninas Maria Eduarda segue em primeiríssimo lugar nos nomes compostos.

Entre os meninos vêm sendo tendência nomes com quatro letras ou menos. Dezessete dos cem nomes mais comuns de menino têm quatro letras ou menos, com destaque para Davi, Enzo, Cauã, Caio, João, Theo, Yuri, Juan e Raul.

Entre as meninas, os nomes terminados em ina caíram: Carolina, Ana Carolina, Catarina, Sabrina, Valentina, Marina, Nina. Os mais tradicionais, segundo a pesquisa, estão dando lugar a uma nova geração de nomes dessa família, como Betina, Melina, Martina e Angelina, que vêm subindo rapidamente.

Outra tendência percebida é que alguns nomes estão tendo a grafia simplificada. Por exemplo, Kauã virou Cauã; Thomas virou Tomás; Yago virou Iago; Kauê virou Cauê; Yan virou Ian; Esther virou Ester; Nathália virou Natália.

Ainda sim, os brasileiros continuam seguindo a tendência mundial de ser criativos no jeito de escrever o nome do bebê. Camille, Camili, Kamilly são um bom exemplo de modos diferentes de escrever o mesmo nome. Curioso é que alguns poucos nomes, como Cecília, Fernanda e Bernardo são praticamente imunes a variações de grafia.

Os nomes inusitados ainda existem, é claro. Entre eles estão nomes como Suyanne, Diandra, Pharley e Naoky.

E aí, qual vai ser o nome do seu filho? Miguel, Júlia ou Naoky? Confesso que não sei se Naoky é menino ou menina.

Gabriel Borges brilha na Globo

O jovem friburguense Gabriel Borges brilhou mais uma vez na sua caminhada pelo mundo artístico. Ele apareceu contracenando no núcleo de Claudia Jimenez nos capítulos de sábado, 25, e segunda, 27, da novela Aquele Beijo. Antes, Gabriel já havia participado de alguns capítulos das temporadas anteriores de Malhação.

Sucesso também no teatro

Gabriel já tem brilhado no teatro com a peça “Mais Respeito que Sou Tua Mãe!”, de Miguel Falabela, também autor da trama das sete da Globo. Gabriel na peça contracena com Claudia Jimenez na mesma peça e a parceria tem se mostrado bastante próspera. Gabriel é muito querido pelos demais atores da peça que ficou em cartaz no Rio e desembarcará em São Paulo.

Mais um friburguense na Globo

Pouca gente sabe, mas tem outro jovem friburguense brilhando na tela da Globo. Felipe Haiut, que interpreta o Ziggy da nova temporada de Malhação. Descendente de judeus, nascido e com laços permanentes em Nova Friburgo, Felipe Haiut estreou na TV Brasil como o Índio Tininim na Turma do Pererê. Depois seguiu para o Multishow, participando do seriado Beijo, Me Liga.

Gente de bem

Liderando um projeto social, o friburguense incentivou outros atores da atual temporada de Malhação a se dedicarem ao projeto Conexão do Bem, que consiste em levar alegria aos enfermos dos hospitais, entre outros trabalhos sociais. Além de Gabriel Borges, Felipe Hauit, não se pode esquecer de outro jovem friburguense que faz sucesso na Globo: David Lucas, que atualmente vive o René Velmont Júnior, de Fina Estampa.

Friburguense

Após o brilhante 1° turno, o Friburguense foca agora o 2° turno, a Taça Rio, e, a estreia já ocorre hoje, 29, 16h, no Laranjão, contra o Nova Iguaçu. O adversário é o mesmo do empate de 2 a 2 da final da Taça Edilson Silva. Desfalque certo é Bidu, que sofreu séria contusão.

SOS Mata Atlântica

Nova Friburgo recebe de hoje, 29, a domingo, 4, a exposição itinerante SOS Mata Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica. Durante os quatro dias, um caminhão totalmente adaptado e sua equipe de educadores ambientais estarão na cidade para promover a educação ambiental e realizar diversas atrações gratuitas.

Consciência ambiental

O projeto é realizado das 15h às 21h de quarta a sábado, e de meio-dia às 18h no domingo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A exposição destaca através de suas atividades o relacionamento das pessoas com o meio ambiente, mesmo em grandes cidades, e incentivam a adoção de pequenas ações importantes para a conservação da Mata Atlântica.

Mais doação

A Care Brasil doou mais móveis e utensílios domésticos para mais 125 famílias friburguenses vítimas da tragédia climática do ano passado. As famílias foram previamente escolhidas. A ONG vem doando os kits na forma de cupons, estes sempre trocados no comércio local.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.