O fim do ano vem aí

quinta-feira, 04 de outubro de 2018


Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.

Hoje é dia

  • da natureza
  • de São Francisco de Assis
  • do barman
  • do cão
  • do poeta
  • Mundial dos animais

O dia

No dia 4 de outubro de 1957, a URSS surpreendeu o mundo ao lançar o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. A esfera de metal, do tamanho de uma bola de praia, tinha quatro antenas que transmitiam sinais de rádio, inclusive um bip contínuo. Ficou 96 dias em órbita e incendiou-se no retorno à Terra.

Palavreando

“Se você assume que não existe esperança, então você garante que não haverá esperança”.
(Noam Chomsky)

Observando

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Vice de Bolsonaro volta a criticar 13º e diz que com ele 'todos saímos prejudicados'
  • Secretário-geral do Partido Comunista é indicado à presidência do Vietnã
  • Governo americano nega que Trump tenha enriquecido com fraudes fiscais
  • Os Paralamas do Sucesso são convidados de surpresa para o Rock in Rio 2019
  • Ex-diretor do FMI é condenado a quatro anos e meio de prisão

O fim do ano vem aí

Que susto! Não haveria outra reação possível ao passar por uma loja da cidade e me deparar com decorações de Natal tomando as prateleiras e cada espaço. Como assim já estamos caminhando para o Natal? Estou exagerando ou realmente fomos pegos de surpresa por um tempo que passou voando enquanto prendia nossas vidas em temas tão concentrados que ficou impossível vislumbrar no calendário algo para além do momento exato?

Exagero ou não, é impossível pensarmos nas confraternizações de fim de ano antes do fim das eleições. E se eu parar para pensar, neste momento, não vou ter muita vontade de confraternizar com certos familiares que, do fundo do meu coração eu amo, mas neste momento estamos divididos demais pela razão eleitoral de cada um dos lados para pensar em amigo secreto.

Vamos precisar de um tempo depois de tudo isso, um tempo para nos reconectarmos, e se o segundo turno se confirmar como está sendo apontado pelas pesquisas, talvez o ideal seja agendar o Natal para abril.

Tem gente que diz que não devemos estragar amizades por causa de política, tem gente que diz que não devemos estragar a política por causa de amizades. Para muitos aspectos estou entre uma coisa e outra. Respeito e mantenho relações afetivas com grande parte das pessoas que divergem de mim, mas também já joguei ao limbo da história relações com pessoas que através de suas opções políticas demonstraram completo desprezo por parte da população. Com isso não dá para dialogar.

Realmente falta muito pouco para o Natal, mas o que vai acontecer em três dias é que vai nos ajudar a definir se no Brasil temos mais amigos secretos ou inimigos ocultos. Mas se o Natal não pode ser cancelado e na vida não devemos ser uns contra os outros, nos cabe então não desistir de sonhar e seguir. Mas é impossível esconder que neste momento eu queria para o meu país mais do que um feliz Natal. Eu queria para o meu país um feliz ano novo.

Último debate

A Rede Globo realiza nesta quinta-feira, 4, às 22h, o debate entre candidatos à presidência da República. Mediado pelo jornalista William Bonner, o debate será realizado nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro. Dividido em quatro blocos, este será o último debate entre os candidatos antes da votação em primeiro turno das eleições, no próximo domingo, 7. O encontro deve ser repleto de discussões acaloradas já que muitas candidaturas apostam na grande audiência que o debate deve atrair para dar as cartadas finais em busca de um lugar no segundo turno. De qualquer forma, esta é uma boa oportunidade para os eleitores brasileiros analisarem mais de perto suas opções.

Reforço na segurança

Segundo balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no próximo domingo, 7, durante o primeiro turno das eleições, 510 localidades brasileiras terão a segurança reforçada por forças federais. Os agentes voltados para este trabalho, atuarão, no total, em 11 estados. A maioria das zonas eleitorais que terão apoio está no Rio de Janeiro (106), seguido do Pará (46) e Piauí (43). A atuação das forças federais nas eleições está prevista na lei 4.737/1965 (Código Eleitoral) e tem como objetivo garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.

Foto da galeria
Enfeites de natal já ganham espaço nas vitrines de lojas pelo país
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.