“Não queremos rodeio”

terça-feira, 04 de junho de 2019

“Não queremos rodeio”

A volta dos rodeios à Exposição de Cordeiro este ano continua gerando debate e polêmica. Os rodeios não acontecem há cerca de cinco anos por lá. Não foi a primeira vez que os rodeios não aconteceram. Antes, o intervalo foi de quase dez anos sem esse tipo de evento na exposição.

Boicote em vista?

Pessoas avulsas ou mesmo associações que defendem os diretos dos animais estão em movimento na expectativa de que a organização do evento desista da ideia. Por isso, pressionam. Caso não consigam impedir, já se antecipam com campanhas nas redes sociais para que o público boicote toda a exposição, inclusive os shows.

Vida x dinheiro

Enquanto os ativistas denunciam os maus tratos e a exploração dos animais, há quem defenda os rodeios como atração esportiva e, claro, de fundo econômico. Defendem que rodeios mais que dobram o público que vai à exposição, motivando a vinda de pessoas de outras regiões e até de fora do estado, gerando lucro.

Boicote, funciona?

Difícil é não ter uma opinião sobre o tema que por si só é polêmico. Quem não se lembra da grande discussão ocorrida em Nova Friburgo sobre a liberação ou não deste tipo de prática? Há os dois lados da moeda, como tudo na vida. Que a moeda seja sempre o bom senso.

Longos capítulos

A pergunta que se deve fazer sempre: é necessário? Afinal, os últimos anos não houve rodeios e a exposição que é a mais importante da região, quiçá do estado, manteve seu sucesso. Acompanhemos o final dessa história.

A lua na RJ-160

Por falar em redes sociais, campo dos mais intensos debates dos dias atuais, viralizou o vídeo de um caminhoneiro denunciando as péssimas condições da RJ-160 que liga Cantagalo a Carmo e Além Paraíba-MG. “Parece a lua, mas é a RJ-160”, diz o motorista com sarcasmo. O estado deplorável da estrada não vem de hoje.

Estrada esburacada

Motivo de muitas reclamações, ofícios e pedidos, até agora a estrada não tem sequer operação tapa-buracos o que de fato atenuaria, mas não resolveria o problema. A ausência de manutenção leva, sem exagero, à necessidade, de recuperação total da pista, fundamental para o escoamento da produção agrícola local.

Tentativa de privatização

A estrada estava no pacote de privatizações pretendido pelo estado. Foi, no entanto, a única estrada, que não teve interessados em assumi-la e cobrar pedágios. Além do alto investimento, a estrada não teria o fluxo necessário de veículos para atrair as empresas. Nesse caso, sabe como é, né? Fica para o poder público que não tem por premissa o lucro.

Será que resolve?

O que se cobra é solução. O que se quer é que os anos de abandono possam ser revertidos. O vídeo foi só mais um. Pela viralização que tenha chegado às mãos de quem tem a caneta com tinta para resolver.

Clássico da serra

Vencer ou vencer. Após a estreia um tanto nervosa, o Friburguense visita amanhã, 5, o Serrano, em Petrópolis pela segunda rodada da segundona estadual. O jogo que acabou adiado, deu a comissão técnica mais tempo para preparar o time.

Equilíbrio

A competição, como se esperava, teve início equilibrado. Muitos empates, poucos gols. Times muito semelhantes, com ligeiras vantagens de elenco aqui e acolá. Ainda que seja cedo para presumir, o complemento da rodada pode já traçar panorama de quem serão os adversários numa eventual briga por vaga nas semifinais. Por enquanto, no grupo tricolor, destaques para Campos e Bonsucesso.

Domínio paulista

Já que gostamos de futebol, não é preciso muito esforço para perceber a hegemonia de São Paulo no futebol nacional. Na tabela do Brasileirão da Série A, os paulistas tem duas das quatro vagas da Libertadores. Na Série B, três dos quatro que sobem de divisão são do estado de São Paulo. Não há paulistas na Série C e na D, quase todos devem se classificar para a próxima fase.

De olho nos times do Rio

Não há times do Rio na Série B, mas o Volta Redonda briga na C. O clube está hoje, entre os quatro que se classificam para as finais. Na Série D, o Boa Vista está praticamente classificado para a fase seguinte, enquanto a Portuguesa terá que vencer na última rodada para se classificar e o Itaboraí está eliminado.

Copa Rio se aproxima

Lembrando que essa vaga do Itaboraí foi conquistada nos pênaltis, em cima do Friburguense nas semifinais da Copa Rio do ano passado. O caminho mais curto para voltar a disputar uma competição nacional começa para o Friburguense no próximo dia 19, diante do Maricá.                 

Palavreando

“Não somos sol tão sós”.

“MUITO PRAZER, SOU NOVA FRIBURGO”

Poucas cidades tem a honra de ter tantos artistas talentosos e corajosos como Nova Friburgo. A mais nova produção de Bernardo Dugin, com assinatura de Rebecca Noguchi é sucesso de público, provando que trabalhos locais também podem lotar o Teatro Municipal. “Eros, o Musical”, apresenta os friburguenses como o que há de melhor de Nova Friburgo. (Foto: Max Santos) 

Foto da galeria
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.