MEC falha na avaliação do Enem

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Essa semana gostaria de utilizar esse espaço de informação para chamar a atenção sobre a forma lamentável com que os estudantes entregam os locais de prova após a finalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa cena pode ser vista em centenas de locais onde a prova foi aplicada, em todos os anos em que foi realizado o exame.

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para testar o nível de aprendizado dos alunos que concluíram o ensino médio no Brasil. Desde 1998 ele tem sido a principal ferramenta para o ingresso de estudantes em universidades públicas ou ganhar bolsas de estudos em instituições particulares.

Me parece discrepante o fato de atitudes como essa ser tolerada na avaliação do conhecimento desses (em sua maioria) jovens, que estão concluindo o ensino médio e buscando oportunidade de galgar mais uns passos em seu conhecimento intelectual e profissional.

Será que essa abrupta realidade não tem sido percebida pelo Ministério da Educação e Cultura? Considero uma falha a não observação dessa atitude que poderia ser facilmente punida pela anulação da prova, ou perca de 50% dos pontos, por exemplo.

O fato é que um comportamento dessa natureza nunca deveria ser admitido em um teste que avalia o nível de aprendizado dos alunos que concluíram o ensino médio no Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação e Cultura, e essa seria uma oportunidade perfeita para avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos de educação e de cidadania. O Enem tem cobrado assuntos complexos e ignorado pontos básicos e primordiais na avaliação de qualquer cidadão.

Finalizo a coluna com a frase postada na rede social do jovem Lucas Lage, juntamente com essa foto:  “Desejo a todos que fizeram o Enem e jogaram lixo na rua... que não passem!”. É Lucas... acho que se assim fosse... sobrariam vagas até na universidade de medicina.

Frase da semana
“Já não há meio ambiente... Mas preservemos o terço de ambiente que nos resta.”
Veríssimo Andrade

Calendário Verde - Novembro
19 - Aniversário do Ministério do Meio Ambiente

Seja você também um parceiro do Meu Bairro Sustentável!
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado
Youtube- MBS - Meu Bairro Sustentável

Foto da galeria
Foto de Lucas Lage
TAGS:

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.