Queixas

quarta-feira, 20 de junho de 2018

“Irmãos,  não  vos  queixeis  uns  contra  os  outros,  para  que não sejais condenados.” (Tiago, 5:9) 

A queixa nunca resolveu problemas de ordem evolutiva, entretanto, se os aprendizes do Evangelho somassem os minutos perdidos nesse falso sistema de desabafo, admirar­se­iam do volume de tempo perdido.

Realmente, muitos trabalhadores valiosos não se referem a sofrimento  e serviço, com espírito de repulsa à tarefa que lhes foi cometida. A amizade e a confiança sempre autorizam confidências; mesmo nesse particular, contudo, vale disciplinar a conversação.

A palavra lamentosa desfigura muitos quadros nobres do caminho, além de anular grandes cotas de energia, improficuamente. O discípulo do Evangelho deveria, antes de qualquer  alusão  amargosa, tranquilizar o mundo interno e perguntar a si mesmo: “Queixar por quê? Não será a esfera de luta o campo de aprendizado? Acaso, não é a sombra que pede luz, a dor que reclama alívio? Não é o mal que requisita o concurso do bem?” A queixa é um vício imperceptível que distrai pessoas bem­intencionadas da execução do dever justo.

Existem obrigações pequeninas e milagrosas que, levadas a efeito, beneficiariam grupos inteiros; todavia, basta um momento de queixa para que sejam irremediavelmente esquecidas. Se alguém ou algum acontecimento te oferece ocasião ao concurso fraterno, faze o bem que puderes sem reparar a gratidão alheia e, por mais duro te pareça o serviço comum, aprende a cooperar com o Cristo, na solução das dificuldades.

A queixa não atende à realização cristã, em parte alguma, e complica todos os problemas. Lembra­te de que se lhe deres a língua, conduzir­te­á à ociosidade, e, se lhe deres os ouvidos, te encaminhará à perturbação.

Livro: Vinha de luz, Espírito: Emmanuel, Médium: Francisco Cândido Xavier

"Se já travaste contato com as lições de Jesus, poderás insculpi-las no comportamento, transferindo-te do estado de vácuo para o de realizações. Compreenderás o significado da tua existência e saltarás o abismo que te ameaça, preenchendo as tuas lacunas emocionais com o idealismo que deflui do amor, base da plenitude humana.

Viverás em sociedade sem conflitos íntimos e a elegerás por afinidade de propósitos e fins, começando a instalar aí no coração 'o reino de Deus', iluminado e pleno. E o farás porque terás por modelo e guia Jesus, o Homem-Luz de todos os tempos."

Livro: Momentos de iluminação, Espírito: Joanna de Ângelis, Médium: Divaldo Pereira Franco

CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO BEM – 60 ANOS
Fundado em 13/10/1957
Iluminando mentes – Consolando corações
Rua Presidente Backer, 14 – Olaria - Nova Friburgo-RJ
Reuniões doutrinárias: quartas-feiras, às 14h; quintas-feiras, às 20h e domingos, às 17h.
E-mail: caminheirosdobem@frionline.com.br
Visite a Banca do Livro Espírita na Avenida Alberto Braune.
Programa Atualidade Espírita, do 8º CEU, na TV Zoom, canal 10 – sábados, às 9h.

TAGS:

Mensagem Espírita

Mensagem Espírita

Assuntos diversos sobre a fé espírita

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.