Parou a música

sábado, 01 de dezembro de 2018

Para pensar:

“Todo ser que é pego em flagrante errando tenta primeiro se fazer de vítima. Em seguida, tenta justificar o erro e depois inverte a situação: vítima x réu.”

Viviane S. Jorge

Para refletir:

“Flagrante é o tempo desenganado pelo espaço.”

Hélio Ramos de Oliveira

Parou a música

Bom, está mais do que claro - por tudo o que vem acontecendo no Rio de Janeiro, e também pela atuação do Ministério Público local - que a farra dos cargos públicos, através de práticas como nepotismo direto ou cruzado, assistencialismo, nomeações fantasmas ou o comprometimento do exercício de funções parlamentares em troca de influência e da possibilidade de distribuir empregos estão na mira da Justiça.

Ninguém entra ou sai

Tiraram a agulha do vinil e acenderam as luzes.

Quem estava dançando ao som do dinheiro público sendo desviado para a manutenção do “sistema” de repente ficou exposto.

E, claro, tem friburguense nessa festa.

Agora vão ter que dar explicações.

Primeira de muitas?

Uma intimação já foi recebida, e é de se esperar que muitas outras estejam a caminho.

Difícil saber ao certo, mas esse fim de ano está prometendo muitas emoções à comunidade política.

É esperar para ver.

Vai devolver?

Perguntinha: quando ficar caracterizado que o nomeado jamais trabalhou, o dinheiro terá de ser devolvido?

Seria o correto a se fazer, não?

Vão disputar

A coluna registrou a vinda a Nova Friburgo nesta semana de parlamentares eleitos pelo partido Novo.

Pois bem, o amigo Eduardo Jácome confirma que Friburgo será uma das 12 cidades fluminenses nas quais a sigla lançará candidatura nas próximas eleições a prefeito.

Aliás, em termos de pré-candidaturas, por alguma razão o cenário parece estar se desenhando de forma muito mais precoce do que em ciclos anteriores.

Todos os lados

E já que falamos em partidos, o PSB - uma das siglas que decididamente está inclinada a participar do pleito em 2020 - também divulgou nota a respeito da transferência dos vereadores Zezinho do Caminhão e Professor Pierre.

Como a coluna abriu espaço a todas as outras partes envolvidas, faz o mesmo com a última delas.

Aspas (1)

“A Executiva Municipal do PSB em Nova Friburgo se alegra com a chegada dos vereadores Zezinho do Caminhão e Professor Pierre. A filiação de dois parlamentares com credibilidade e atuação reconhecida pela sociedade marca um recomeço do Partido em Nova Friburgo. Neste sentido, agradecemos principalmente à direção do PSOL, extensivo aos filiados, por sua atitude democrática e republicana em liberar os parlamentares diante do complexo contexto interno a seguirem novos rumos políticos em nova agremiação.”

Aspas (2)

“Neste momento fica a nossa gratidão, inclusive dos vereadores, pelo entendimento em resolver a situação de maneira civilizada para as partes. Foi uma demonstração de maturidade dos seus dirigentes na construção do consenso interno para se chegar a uma solução.

(...) Estaremos em trincheiras diferentes, mas sabemos que, através da política, podemos contribuir para uma cidade, estado e país melhores.”

Aspas (3)

“O PSB vai se reestruturar em Nova Friburgo na construção do campo progressista pautado no desenvolvimento socioeconômico sustentável. (...) Há necessidade de dirigentes políticos que vivam com paixão o seu serviço ao povo. Sejam solidários com os sofrimentos e esperanças das pessoas mais necessitadas. Os políticos precisam ser abertos a ouvir e a aprender no diálogo democrático, conjugando a busca da justiça com a força da solidariedade. Esta conversa franca com a população pressupõe a supremacia do bem comum sobre os interesses privados. (...) Em constante diálogo com os setores e atores da sociedade, entendemos que juntos poderemos lutar para construirmos uma cidade mais justa, fraterna e igualitária.”

Para encerrar bem

O Festival da Truta 2018 terá um evento de encerramento nesta segunda-feira, 3.

O evento começa às 19h, e será no Friburgo Shopping, próximo à área de alimentação do 1º piso.

Na ocasião serão divulgados os vencedores do concurso “Prato Favorito” e “Delícia Gastronômica”, nas categorias popular e técnica, com entrega de prêmios.

Útil & agradável (1)

Olha só que notícia bacana.

Em janeiro de 2019 o chef Salvador Canto Netto e a professora de confeitaria Fernanda Piazza darão aulas de cozinha brasileira numa escola de gastronomia na França.

O evento marca o início de um interessante intercâmbio entre o Lycèe Notre-Dame Du Roc e a Escola Superior de Gastronomia da Universidade Candido Mendes, de Friburgo.

Útil & agradável (2)

Já a partir de janeiro de 2019 ambas as instituições vão selecionar alunos para intercâmbio, aqui e lá.

Com um detalhe importante: os alunos terão hospedagem, alimentação e cursos financiados pela instituição parceira.

Legal, não é?

Cine Theatro (1)

Dias atrás a coluna levantou a hipótese da elaboração de uma campanha em favor da recuperação do estimado Cine Theatro de Amparo.

Afinal, é de se imaginar que todos os friburguenses gostariam de vê-lo restaurado e ativo, não?

Cine Theatro (2)

Pois bem, o leitor Cláudio Ribeiro questionou a possibilidade de elaboração de um projeto para arrecadação de fundos através da Lei Rouanet.

Cá entre nós, parece bem apropriado, não?

Fica aí a sugestão às secretarias de Cultura, Turismo, ao Escritório de Gerenciamento de Projetos, e a quem mais puder servir.

E contem com este espaço para apoiar qualquer iniciativa, claro.

Terapias complementares (1)

Acontece no próximo dia 8 o Primeiro Encontro de Terapias Complementares de Nova Friburgo.

A partir das 9h, no TerrAmada (Estrada Eugênio Gripp, 2.377, Fazenda Bela Vista), haverá 12 palestras, começando com o dr. Murilo Bortolozzi, que falará sobre a influência da música sobre a Pineal e a Saúde; e encerrando às 18h20 com a apresentação de Soraya Barbosa, sobre a roda de cura xamânica

Terapias complementares (2)

Além dos temas citados, também serão abordadas questões como osteopatia; fisioterapia no trabalho de parto; a pele e as emoções; cuidados paliativos; atendimento interdisciplinar; gestão de risco na saúde; barras de acesso; medicina antroposófica; regulação das terapias pelo SUS; e Reiki.

Ou seja: tem palestra para todos os gostos.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.