Desnecessário

quarta-feira, 09 de maio de 2018
Foto de capa

Para pensar:

“Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.”

Louis Pasteur

Para refletir:

“A paz do coração é o paraíso dos homens.”

Platão

Desnecessário

O colega Alerrandre Barros informa em reportagem nesta página que o Ministério Público estadual abriu inquérito civil para apurar o acúmulo indevido de cargo público pelo secretário municipal de Saúde de Nova Friburgo, Christiano Huguenin, que também ocupa o posto de secretário de Assistência Social, na contramão do que estabelece o artigo 28 da lei 8.090/90.

Arcaico

Cá entre nós, é o tipo de embaraço absolutamente desnecessário para o Palácio Barão de Nova Friburgo, fruto de uma cultura política arcaica, baseada em medalhões e avessa a indicações técnicas ou à progressão de carreiras.

Muitos dizem que o Massimo fica de implicância, mas alguém já parou para pensar nas implicações deste tipo de situação, que vexatoriamente prolonga-se por cinco meses?

Mil palavras

De imediato, tal postura por parte do governo diz - com muito mais consistência do que eventuais discursos em contrário - que tais pastas não demandam máxima atenção por parte de seus gestores.

Afinal, o relógio é implacável e igual para todos que não estejam expostos a velocidades ou gravidades extremas.

Temos apenas 24 horas a cada dia, e no melhor dos cenários - que sabemos não ser o caso - as atenções estariam divididas meio a meio.

Desestímulo

Ao mesmo tempo, a postura representa um recado bem claro para servidores de carreira e profissionais do quadro técnico, que efetivamente carregam a prefeitura nas costas.

Não importa o quanto vocês se dediquem, ou o quanto sejam confiáveis, os mais altos cargos e as mais altas gratificações estarão sempre reservados a indicações de natureza política.

Contra fatos não há argumentos.

Há apenas cinismo.

Ofensivo

E já que tocamos no assunto, então vamos até o fim.

Este é o tipo de alijamento que não apenas desestimula, mas também ofende, ao pressupor a inexistência de quadros técnicos capazes de atuar tão bem, em tempo integral, quanto alguém que foi eleito por confiança popular para exercer outra função consegue fazer em apenas meio expediente.

Em português claro, mesmo que a lei permitisse, o bom senso e todos os postulados da boa gestão de pessoal já condenariam por si só esse tipo de situação.

Não ofende

Toma-se um rumo errado, e depois certas consequências se tornam irreversíveis.

Cabe perguntar, por exemplo, como será possível confiar na isenção de um vereador, eleito com a função de fiscalizar, que tem algumas dezenas de nomeados na administração pública.

Insistir nas velhas respostas protocolares em situações como essa nada mais é do que desrespeitar a inteligência da população.

Educação

A VOZ DA SERRA cobriu a manifestação de professores e profissionais de apoio da rede municipal de Educação de Nova Friburgo, que paralisaram suas atividades durante esta terça-feira, 8, “em protesto pela falta de avanço da pauta de reivindicações com a prefeitura”.

Pelo que se diz nas ruas, deve ser o primeiro de muitos movimentos nos próximos dias…

De novo?

E já que falamos em falta de avanço, os profissionais do RPA na Saúde já estão, mais uma vez, com seus pagamentos atrasados há três meses.

É um sistema que evidentemente não está funcionando.

Já passou há muito da hora de parar de falar em terceirização e levar adiante um concurso para a pasta, dando melhor direcionamento ao enorme volume de recursos atualmente reservados a nomeações.

Energia cara

O deputado federal Glauber Braga entrou em contato com o colunista para prestar informações a respeito de uma reunião realizada na tarde de terça-feira, 8, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília.

O objetivo do encontro foi relatar à agência a situação insustentável a que vem sendo expostos agricultores de Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis por parte da distribuidora Enel, da Itália.

Produção cara

Em essência, além de prestarem um serviço insatisfatório, a cobrança deixou de ser mensal para se tornar trimestral, a partir de uma média de consumo que tem se revelado problemática.

Há relatos, por exemplo, de contas que saltaram de R$ 500 para R$ 4 mil com a mudança.

Alimentação cara

Além do próprio Glauber e de representantes de agricultores de Friburgo e Sumidouro estiveram presentes também um vereador de Sumidouro e o vereador friburguense Marcio Damazio.

A contar de hoje, 9, foi estabelecido um prazo de dez dias para que seja protocolado na Aneel o relatório administrativo dos casos que estão sendo questionados.

A partir de então, a agência terá sete dias para se pronunciar sobre a situação.

Alto cá!

Bastou a colunista Patrícia Kogut, de O Globo, postar uma foto dos Três Picos situando-os em Teresópolis para que um friburguense aguerrido entrasse em contato com aquela coluna para reivindicar o que é nosso.

Está certo o companheiro.

O ponto mais alto da Serra do Mar, 17º cume mais alto do Brasil, é nosso e ninguém tasca.

Respostas

Ao listar os vencedores do desafio do fim de semana, o colunista cometeu um equívoco e omitiu as devidas referências a Sílvio Poeta e Stênio de Oliveira Soares.

Poeta, inclusive, registrou que parece muito oportuno que a residência de um ex-prefeito de alma festeira, no melhor dos sentidos, situe-se atualmente numa rua que tornou-se point para quem curte a vida noturna da cidade.

Registros feitos.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.