Desconto mantido

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Para pensar:

“A dívida é a mãe prolífica de loucuras e crimes.”

Benjamin Disraeli

Para refletir:

"A maior tragédia do Brasil não é a dívida externa, nem a dívida interna: é a dívida social."

Teotônio Vilela

Desconto mantido

A prefeitura prorrogou o desconto de 8% na cota única do IPTU até o dia 31 de janeiro.

Existe, no entanto, uma ressalva.

Só terá acesso ao desconto o contribuinte que fizer o pagamento em agência do Bradesco.

Originalmente a cota única, e também a primeira parcela do IPTU para quem optou pelo parcelamento, venciam nesta segunda-feira, 21.

A primeira parcela também teve seu vencimento prorrogado para o próximo dia 31.

O decreto com a novidade está publicado na página 3 desta edição. 

Gradações

Quem perder o desconto de 8% mantido até o dia 31, tem até 20 de fevereiro para pagar a cota única com um desconto menor, de 4%.

Já para quem preferir o parcelamento em até 12 vezes, continua valendo o vencimento na segunda-feira, 21, e multa de 2% ao mês mais juros de mora de 1% ao mês em caso de atraso.

Caso específico

A prefeitura esclareceu ainda que quem pagou a cota única nesta terça-feira, 22, com desconto menor, terá a diferença de 4% automaticamente compensada no IPTU 2020.

O mesmo vale para eventuais multas aplicadas pelo banco, que não teve tempo hábil de atualizar o sistema com o novo cronograma.

Aspas

A julgar por mensagens enviadas por leitores, a prorrogação do desconto parece mesmo pertinente.

“Quanto aos boletos do IPTU, eles ainda não foram normalizados. Vários conhecidos retiraram os boletos há mais de uma semana e ontem (21) tentaram várias vezes pagar, sem sucesso. Eu mesma tenho dois boletos que vencem dia 23, e hoje (22) tentei e não consegui.”

Mil maravilhas?

Os leitores sabem bem que, na boca de quem está ansioso para entregar a administração de nossas principais unidades de saúde pública para a iniciativa privada, a UPA de Conselheiro Paulino sempre é descrita como uma unidade de referência, em todos os sentidos.

Mas, olhando bem de perto, ela também não está livre de alguns problemas.

Vai parar?

A coluna pode confirmar, por exemplo, que alguns médicos estão considerando paralisar suas atividades, em protesto ao atraso no pagamento de dezembro, incluindo, em alguns casos, também o auxílio-transporte.

É para acompanhar com atenção.

A propósito…

E já que falamos em atraso de pagamento, às vésperas do mês de fevereiro a coluna ainda recebe pedidos de ajuda por parte de ex-servidores que aguardam pelo pagamento dos RPAs referentes aos 12 dias trabalhados em outubro de 2018.

O tipo de situação que acrescenta altas doses de indignação à leitura que se faz de alguns gastos para lá de questionáveis ou as muitas renúncias de receita que temos testemunhado ultimamente.

Precatórios

Um assunto puxa outro.

Os colegas da InterTV apuraram, por exemplo, que o repetido atraso no pagamento de precatórios por parte de nossa prefeitura chegou a bloquear o acesso do município aos repasses do ICMS.

Repasses estes que, por acaso, correspondem à maior fonte de receita de nossa cidade.

Impasse

Até onde a coluna foi capaz de levantar, o somatório dos valores devidos, correspondentes a 2016, 2017 e 2018, gira em torno de R$ 14 milhões.

Montante que, de acordo com fontes confiáveis, foi pago nesta terça-feira, 22, desobstruindo a artéria que ameaçava provocar um infarto em nossas finanças.

Remanejou?

O curioso, nisso tudo, é que havia previsão orçamentária para tais pagamentos em anos anteriores, de modo que resta a interpretação de que tais recursos possivelmente tenham sido remanejados para tapar outros buracos.

Fato é que se chegássemos ao ponto da Justiça determinar o sequestro de recursos para o pagamento de precatórios, então a folha de pagamento estaria seriamente ameaçada.

Resta ver, agora, se o valor empenhado nestes pagamentos não irá comprometer outros investimentos municipais.

Cevest

A partir do novo sistema de inscrições adotado pelo Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário José Pereira da Costa (Cevest), administrado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, mais de 400 novos alunos serão matriculados nos diversos cursos oferecidos pela instituição.

Cronograma

O sistema de pré-matrículas on-line recebeu, até a tarde de segunda-feira, 21, duas semanas após o início do seu funcionamento, quase 850 inscrições.

A ordem de classificação foi realizada automaticamente, a partir dos critérios estabelecidos na portaria 1.222 de 13 de dezembro de 2018, e resultou na reserva de  vagas para 424 interessados, cuja confirmação das inscrições deverá ser feita hoje, 23, amanhã, 24, e sexta-feira, 25, das 11h às 19h, conforme distribuição por ordem alfabética.

Nomes iniciados de A a G no dia 23; H a M no dia 24; e N a Z dia 25.

Documentos

Mas atenção, para confirmar a inscrição é necessário apresentar CPF, cartão do Bolsa Família; cartão do NIS; Carteira de Trabalho e Previdência Social; certidão(ões) de nascimento do filho(s).

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.