Reforma administrativa proporciona perspectivas de progresso

sábado, 25 de maio de 2019

Edição de 25 e 26 de maio de 1969
Pesquisado por Guilherme Alt

Manchetes:

  • Reforma Administrativa proporciona perspectivas de progresso ao Estado do Rio - A Reforma Administrativa instituída pelo governador Geremias de Mattos Fontes tem no planejamento seus princípios fundamentais para a promoção do desenvolvimento econômico, o bem estar social e a segurança pública, que obedecerão programas racionalmente elaborados sob orientação do Governo do Estado.
  • Prefeitura será transferida para a antiga estação da Leopoldina, na Rua Alberto Braune -  Embora ainda sem data pré fixada, dentro de breves dias, a sede da Prefeitura Municipal estará sendo transferida para a antiga estação de passageiros da Leopoldina, na Rua Alberto Braune. As obras que o prefeito Amâncio Azevedo vem realizando no local são realmente dignas de apreciação especial e condizentes com as necessidades do Executivo e a comodidade dos munícipes.
  • Posta em execução pelo Supremo Tribunal Federal, a parte da constituição, que garante ao M.D.B participar das diretorias e colegiados das autarquias - e também das sociedades de economias mistas ou qualquer tipo de organização em que a administração estadual prepondere. O dispositivo altamente moralizador e de conceituação verdadeiramente democrática, foi colocado na Lei Mater Fluminense, por propostas ou instâncias do deputado Álvaro de Almeida, que na ocasião, além de defender, exaustivamente a proposição das comissões, falou em plenário durante quatro horas, abordando o assunto nos seus variados ângulos e contraditando a liderança da situação que alegava inconstitucionalidade da matéria. Tão logo seja publicado o acordão da mais alta corte do país, serão os seus mandamentos imediatamente cumpridos.

Pílulas:

  • Nos festejos comemorativos da data de aniversário de Friburgo, representou o governador Geremias Fontes, o chefe da Casa Civil, Luiz Victor, personalidade marcante e que contrasta com o seu antecessor na pasta que era profundamente vaidoso, sem simpatia e dono de uma “empafia” de causar pena. O doutor ficou envolvido por uma auréola de respeito e consideração de todos, o que jamais aconteceu com o cidadão substituído, figura apagada, social, política e profissionalmente.
  • O prefeito inaugurou no dia 16 ultimo mais uma unidade escolar das muitas programadas para execução em seu governo.  A escola “Zeca Silva” instalada no Garrafão do Cônego, e que tem a dita nomenclatura em homenagem a um dos elementos de real valia na região.
  • Infelizmente os festejos comemorativos de mais um aniversário de Friburgo, impressionaram pela inexpressividade. Último furo em mixuruquismo ... até o desfile foi impressionantemente monótono.
  • Quem leu o programa de comemorações ao 151º aniversário do nosso município, fica pensando na razão de, sem qualquer anúncio ou aviso terem sido suprimidos vários de seus itens.

Colunas:

  • Em “Nova Friburgo na Sociedade”, W Robson assim “O Poeta do Galeria de Bar”. “Não vão me dizer que D. Helder Câmara, Jhon Fitzgerald Kennedy, Martin Luther King, Churchil, Erico Veríssimo, Edu do América F.C. e tantas outras sumidades, não tiveram em sua juventude seus dias de Macaé, quando em efervescente fase de “cangaço”. E, quando não os teve que atire a primeira pedra. Por que então o talentoso jovem João Carlos Cortes Teixeira, deveria ser uma exceção dessa alvoraçada regra? Conheço-o desde pequenininho, com as diabruras que Deus lhe deu. Já homem feito pude constatar ser dono da mais vasta cultura geral da inteligência mocidade friburguense. Mas, somente agora, chega-me às mãos a sua jovial alma virada do avesso, em versos lindos a apontar uma sensibilidade  com as sete cores do céu, até então escondida naquele corpo de fazer inveja a “Boy Marino”.

Sociais:

  • AVS registra os aniversários de: Sofia Bravo, Marcos Vasconcellos, Reginaldo José da Silva e Moacir do Lago (25); Alfredo Motta (26), Marcello Braune (27); Gustavo José Couto (29); Alfredo Noel Filho (30) e Antônio Valente (31).
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.