Governador anuncia construção das estradas do contorno e a Friburgo-Rio das Ostras

sábado, 10 de agosto de 2019

Edição de 9 e 10 de agosto de 1969.
Pesquisado por Fernando Moreira

 Manchetes:

  • Estrada Friburgo-Casimiro de Abreu-Rio das Ostras - Em Friburgo, o governador Geremias de Mattos Fontes, em solenidade, firmou com as firmas vencedoras o contrato de construção da estrada Friburgo-Casimiro de Abreu-Rio das Ostras. Várias manifestações de simpatia foram tributadas ao chefe do Executivo fluminense. Também foi anunciada a desapropriação da área do Centro Tecnológico (Faculdade de Engenharia).
  • Estrada do contorno - Agora sim! - Por determinação expressa do governador, o DER enviou ofício ao prefeito Amâncio Azevedo, comunicando o planejamento das obras e serviços de estradas e do eixo-rodoviário com implicações nas áreas de controle municipal, como ainda afirmando que aquêle órgão vai construir uma estrada de contorno, declarando que, os estudos da obra só foram interrompidos devido ao falecimento do engenheiro encarregado. 
  • Dr. Dermeval Barbosa Moreira - No dia 13 aniversaria o grande e querido médico dr. Dermeval Barbosa Moreira, admirado clínico, cuja vida é um padrão de dignidade e amor à ciência de Hipócrates e cujo coração sempre esteve aberto aos humildes, aos sofredores e aos que carecem da sua incomparável bondade e desejo de servir ao próximo. Homem afeito à caridade, tendo sempre uma palavra de carinho e confôrto para com todos que o procuram.
  • Dia 11 de agosto - Numa sensacional promoção, a Secretaria de Finanças do Estado do Rio, não só fará a triunfal apresentação do selecionado da Copa de 50, comandado pelo grande Zizinho, em partida (tudo ao vivo no campo do Friburgo) como ainda sorteará um Corcel, zerinho quilômetro. Para o ingresso, valem os cupons de caixas registradoras e notas de compras.
  • Um grande filho que Friburgo perdeu: Aristão Pinto -  O teatro, o cinema, o circo, todas as diversões friburguenses perderam com a morte de Aristão Pinto, um dos seus maiores animadores...Aristão casara-se com Adelina, filha de Francisco Leal, pioneiro do cinema na cidade, o construtor do Cinema Eldorado. Em pouco tempo, Aristão assumiu a direção da grande casa de espetáculos na praça principal. E com o correr dos anos seu filho Rubinho passou a gerir o cinema, enquanto o pai trazia do Rio os filmes nacionais e estrangeiros, que também eram passados no Cine Leal – o antigo Teatro D. Eugênia. O outro filho, Eugênio, formou-se em arte dentária. Mais tarde, a filha de Aristão, Ivete, casou-se com o industrial Reinaldo Henrique e instalou na loja ao lado a boutique que tem o seu nome.  

Pílulas:

  • Há gente com cara para tudo. O doutor engenheiro ex-prefeito que tanto tramou contra o governador Geremias e nas caladas da noite, anunciava a substituição do íntegro chefe do Executivo fluminense, em recente almoço oferecido pelo nosso governante aos seus auxiliares, o dito cujo desmanchou-se em salameques, colocou o mencionado governador naquilo da Lua, não faltando as lágrimas para ênfase das palavras de desavergonhado elogio à autoridade que quis derrubar. E tudo com a mais perfeita cara de pau. 
  • Coisa interessante: bastou os jornais do Rio anunciarem a baixa de 300 cruzeiros no quilo da carne, para em Friburgo, onde a mesma já era vendida por preço bem maior que na Guanabara e Niterói, haver uma majoração no produto, exatamente de 300 magarotes. E, mais interessante ainda: nenhuma autoridade impediu o abuso, agiu de alguma forma em favor da bolsa do povo, como se a “coisa” estivesse certinha.
  • Estão de parabéns as associações sociais-recreativas e esportivas que renovaram poderes. No Country Clube, Frederico Sichel foi eleito e assumiu a presidência do Conselho Deliberativo. João Caputo continua à frente dos destinos da agremiação das Palmeiras Dengosas. Na Sociedade Friburguense, Dalton Carestiato empunhando o bastão de comando que lhe foi passado há poucos dias pelo eficiente ex-presidente José Maria Coutinho, começa a desenvolver um programa arrojado e próprio do espírito jovem da equipe que escolher para ajudá-lo.

Sociais:

  • AVS registra os aniversários de: Geny Amélia (1); Emilinha Azevedo Gandur (11); Custódia Tavares Künzel, José Amélio, Alvarino Bessa e Adelino Valente (12); Bernardino Vieira Gomes, Lafayete Bravo Filho e Dermeval Barbosa Moreira (13); Ângelo Chaves, José Carlos Cordeiro e Ricardo Roberto Alves (14); Mosenhor José Antonio Teixeira (15); Paulo Cesar Teixeira e Eliana Lúcia Yunes (16); Dorotéia Ventura (17). 

 

Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.