O rock e a majestade de Rita Lee

sábado, 07 de março de 2015
Foto de capa

Fruto Proibido (1975) – Rita Lee & Tutti Frutti 

Rita Lee é o principal ícone do rock nacional. Ídolo de todas as gerações do estilo que surgiram no país, a cantora esteve à frente de uma das mais importantes bandas da música brasileira — Os Mutantes — nos anos 1960 e, na década seguinte, deslanchou para o sucesso, estourando com um rock bem pop e de alta qualidade, levando o estilo a uma abrangência popular ainda incomum na época.

Fruto Proibido, segundo disco da cantora e compositora ao lado da banda Tutti Frutti, aposta em músicas dançantes, com solos de guitarra hipnotizantes — ao comando do lendário Luis Carlini —, instrumental pesado e coeso, além de letras jovens e simples. Olhando a carreira inteira de Rita, o álbum é de longe um dos que trazem o maior número de sucessos de sua trajetória.

Das nove canções de Fruto Proibido, pelo menos três foram sucesso absoluto nas rádios. "Agora Só Falta Você” gasta todo o verbo sobre mudanças na vida que traz uma assinatura pessoal de Rita. Carlini esbanja técnica de guitarra na faixa, mas o destaque mesmo é o timbre da base do piano. "Esse Tal de Roque Enrow” traz a pegada de um rock bem dançante e uma letra sobre o caráter transgressor do gênero musical, cantada por uma "mãe” preocupada com a filha que está apaixonada pelo estilo. Vale prestar atenção nas criativas viradas de bateria da faixa.

O outro clássico que está gravado em Fruto Proibido é "Ovelha Negra”, música de fácil aprendizado para os violonistas e que dialoga com um sentimento vivido pela maioria dos jovens de se sentirem deslocados dentro da própria família. Além da confortável base folk da música marcada pelo violão de cordas de aço, há uma lenda de que o guitarrista Luís Carlini, após um sonho com um solo de guitarra, entrou em estúdio e registrou a linha memorável na que aparece no fim da faixa.

Além desses três sucessos vale a pena conferir também o baixo pulsante da faixa de abertura, "Dançar Para Não Dançar”, a influência do blues em "Fruto Proibido” e a pesada "Luz Del Fuego”, feita em homenagem à dançarina e feminista Dora Vivaqua, que utilizava esta expressão em espanhol como nome artístico.

 

Fruto Proibido (1975) – Rita Lee & Tutti Frutti

Artista: Rita Lee & Tutti Frutti

Músicos: Franklin Paolillo (bateria e percussão), Gilberto Nardo (voz), Guilherme S. Bueno (piano), Lee Marcucci (baixo e cowbell), Luís Sérgio Carlini (guitarra, guitarra slide, gaita, voz e violão), Rubens Nardo (voz), Rita Lee (voz, sintetizador e violão), Manito (saxofone alto, órgão e flauta)

Produção: Andy Mills

Selo: EMI – Odeon

Músicas:

1. Dançar Para Não Dançar

2. Agora Só Falta Você

3. Cartão Postal

4. Fruto Proibido

5. Esse Tal de Roque Enrow

6. O Toque

7. Pirataria

8. Luz Del Fuego

9. Ovelha Negra

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.