Ao vivo no Lado Selvagem American Poet (2001)

sábado, 06 de junho de 2015
Foto de capa

Gravado em um programa de rádio em Nova Iorque, em 1972, durante a turnê do álbum Transformer (1972), American Poet é o registro ao vivo de uma das melhores fases da carreira de Lou Reed. O álbum traz o músico acompanhado por uma pequena banda que afirma seu som característico: guitarras sujas e o ritmo acelerado pré-punk, somados às letras marginais, sobre o submundo novaiorquino, que o cantor apresenta desde seus tempos na banda Velvet Underground.

O disco traz cinco músicas da banda antiga de Lou. Do álbum clássico com a cantora Nico aparece “I’m Waiting For The Man”, em uma versão bem menos selvagem que a original, aproximada da música country e com ótimos fraseados de guitarra. Da mesma gravação, há uma interpretação de “Heroin”, com quase dois minutos a mais e com um clima menos sombrio.

Também do Velvet Underground, surge “White Light/White Heat”, com sua sonoridade que remete ao rock dos anos 1950, porém com timbres mais barulhentos que do segundo disco do grupo. Em De Loaded (1970), encontramos “Sweet Jane” e “Rock ‘n’ Roll”, ambas em versões mais cruas e animadas, proporcionada pelo The Tots, a banda de apoio de Lou.

Uma grande performance do The Tots está em “Walking On The Wild Side”, grande sucesso do cantor. O destaque é para a adaptação do baixo acústico para o elétrico nessa versão, de forma primorosa, sem perda de qualidade com a mudança de timbres. Outra boa versão de Transformer é “Satellite Of Love”, adaptada de forma mais simples, sem o piano. Também estão no repertório músicas do primeiro disco solo de Reed, como “Walk It Talk It” e “Berlin”, canção sombria de mesmo nome de seu álbum de 1973. 

Apesar de ter sido gravado em 1972, American Poet só seria lançado oficialmente em 2001, quase trinta anos depois. Apresentando Reed com seu repertório que daria as primeiras formas ao Glam Rock, a gravação é uma ótima opção para conhecer o melhor das canções do músico, executadas de forma simples e com muita energia. Além das onze músicas, em sua sexta faixa o disco ainda traz uma entrevista com o cantor, concedida no mesmo programa de rádio em que a apresentação foi gravada.

American Poet (2001)

Artista: Lou Reed

Músicos: Lou Reed (voz e guitarra), Vinny Laporta (guitarra), Eddie Reynolds (voz e guitarra), Bobby Resigno (baixo) e Scottie Clark (drums)

Selo: Pilot

Músicas:
1. White Light/White Heat
2. Vicious
3. I’m Waiting For The Man
4. Walk It Talk It
5. Sweet Jane
6. Interview
7. Heroin
8. Satellite Of Love
9. Walking On The Wild Side
10. I’m So Free
11. Berlin
12. Rock ‘n’ Roll

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.