Em alta

sábado, 13 de outubro de 2018

Pinçado da Internet

“Estou saindo de férias, volto assim que me encontrar.”

 Martha Medeiros

Em alta

O amigo jornalista e friburguense Alessandro Lo-Bianco é a nova contratação do programa A Tarde é sua, apresentado pela querida Sonia Abrão, exibido de segunda a sexta-feira na Rede TV, das 15h às 17h.

Lo-Bianco participa ao vivo do programa comentando com a apresentadora notícias sobre televisão, cinema, teatro e o universo dos famosos.

A aposta foi feita para que o novo profissional levasse mais investigação para o programa diário.

Alessandro tem 15 anos de redação. Começou na editora Abril e depois passou pela Band, O Dia, CBN, O Globo e Record TV.

Halloween

A melhor festa de Dia das Bruxas da cidade está de volta.

Com os ingredientes que agitaram a efeméride nos anos 90/2000, e se transformou em referência, o “Halloween” da Associação de Funcionários da InterTV acontecerá no dia 1º de novembro, no Nova Friburgo Country Clube.

A notícia viralizou nas redes e promete uma seleção de DJs para abalar as estruturas  e os esqueletos no comando das pick-ups.

Gismonti

A bela musicista Bianca Gismonti apresentou na sexta-feira, 12, o show “Gismonti 70”, homenageando a obra de seu pai, o multi-instrumentista Egberto Gismonti, um dos grandes nomes da música brasileira.

O show, que aconteceu na Casa Manouche, no Jardim Botânico, no Rio, em comemoração aos 70 anos de Egberto, trouxe no repertório clássicos como “Palhaço”, “Lôro”, “Água e vinho” e “Maracatu”.

Mulheres

O movimento Ocupa Política, formado essencialmente por mulheres guerreiras e representativas, inclusive Marielle Franco, vereadora carioca morta em março deste ano, elegeu 12 deputadas ativistas em seis estados nas últimas eleições.

O Ocupa Política lançou mais de 70 candidaturas neste 2018 e obteve mais de dois milhões de votos, sendo que das 12 mulheres eleitas, nove são negras, somando participantes de candidaturas coletivas, e duas são trans.

Israel

Em comemoração aos 70 anos de Israel, festas acontecem em todo o mundo desde abril, realizadas desde as margens do Mar da Galileia, no norte, até a cidade de Eilat, no sul e em diversos países.

No Brasil a data será comemorada também com a 48ª edição do Hava Netze Bemachol, considerado o festival de dança israelita mais importante da América Latina.

No evento, nos dias 20 e 21, na Hebraica Rio, em Laranjeiras, destaque para os trucks que servirão comidas típicas. 

Flinf (1)

Os 200 anos da cidade inspiraram a Flinf – Festa Literária de Nova Friburgo – em sua terceira versão, e as mesas, debates e encontros sobre a literatura das línguas, regionalismos e outros papos sobre a arte e a escrita dos idiomas dos povos formadores do município estarão em evidência.

Zuenir Ventura, o Mestre Zu, patrono da festa, é presença confirmada e vai falar sobre os 50 anos do seu livro “1968”, ao lado da professora de História, Maria das Graças Gripp, que formou uma geração de estudantes na cidade.

Flinf (2)

A FLINF receberá a poeta também nascida em Friburgo, Simone Brantes, premiada com o Jabuti 2017 com o livro “Quase todas as noites”.

Ainda na noite de abertura, a cantora paraibana Cátia de França se apresenta em show que mistura literatura e música.

Flinf (3)

Outros destaques são os papos com Francisco Azevedo, autor do best-seller “ O Arroz de Palma”, e coube a mim apresentar e mediar.

Com o escritor, chega à Flinf seu novo livro, que será pré-lançado em Nova Friburgo, “Eu sou eles” (Editora Record). 

Mamede Jarouche, professor titular de língua e literatura árabe na USP desde 1992, traduziu ao português, em quatro volumes, o “Livro das mil e uma noites”.

E caberá a atriz, dramaturga, professora e contadora de histórias Raquel Nader a mediação da mesa.

Flinf (4)

O escritor Antônio Torres vai falar ao lado do escritor friburguense Henrique Bon sobre regionalismos na literatura.

O papo será mediado por Loana Maia, que foi professora de Língua Portuguesa na UFRJ, e hoje reside em Nova Friburgo.

Os autores Marcelo Moutinho e Carlos Eduardo Pereira batem papo sobre territórios, deslocamentos e literatura com mediação de Déborah Simões.

Flinf (5)

Muitos encontros ainda estão previstos, mesas sobre a literatura francesa, contação de histórias com os queridos mestres Francisco Gregório, performances (Alexandre Marzulo), Sarau com o Corujão da Poesia, contação de histórias (Augusto Pessoa, Mariana Matos, Cia do Corpo, Maria Clara Cavalcanti e Raquel Nader),  Café literário e lançamento de livros.

No Cadima Shopping, a exposição “Inventário” homenageará autores friburguenses e os que por aqui passaram, vivem, se inspiram... e uma  homenagem ao escritor Vitor Heringer, que aqui viveu e estudou, terá o ator Bernardo Dugin em cena.

Flinf (6)

A Flinf 2018 ocupará vários espaços da cidade e acontecerá entre os próximos dias 18 e 21.

Consolidada em seu terceiro ano, a Flinf é realizada pelo Conectivos Curadoria, com organização e curadoria de Maria Fernanda Macedo e assistência de Déborah Simões.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.