PIS/Pasep só até sexta-feira

terça-feira, 26 de junho de 2018

PIS/Pasep só até sexta-feira

Se você tem mais de 57 anos e pretende retirar seus recursos do PIS/Pasep, fique atento: os saques estão autorizados até a próxima sexta-feira, 29. Após isso, os pagamentos serão interrompidos para que haja o reajuste anual e será necessário esperar até pelo menos agosto para sacar o benefício. 

******

As cotas são o resultado dos créditos depositados pelo empregador para trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep entre 1971 e 1988. Portanto, quem contribuiu após 1988 não tem direito ao saque.

PIB menor

A expectativa de alta para o PIB este ano foi de 1,76% para 1,55%, conforme o Relatório de Mercado Focus divulgado pelo Banco Central. Há quatro semanas, a estimativa era de crescimento de 2,37%. Para 2019, o mercado reduziu a previsão de alta do PIB de 2,70% para 2,60%, ante 3% de quatro semanas atrás.

******

Em 15 de junho, o BC havia informado que o IBC-Br subiu 0,46% em abril ante março, na série com ajuste sazonal. O indicador é considerado uma espécie de "prévia" para o PIB. No acumulado do ano, houve avanço de 1,55% do IBC-Br.

Inflação estável

A mediana da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses ficou em 5,2% em junho, ante 5,3% em maio, informou a Fundação Getulio Vargas, que divulgou o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores. Em relação a igual período do ano passado, houve recuo de 1,7 ponto porcentual no indicador. Na distribuição por faixas de inflação, 48,3% dos consumidores projetaram uma taxa dentro dos limites de tolerância da meta (de 3% a 6%) perseguida pelo Banco Central.

Obras paradas

O governo federal precisaria desembolsar, pelo menos, R$ 76 bilhões para concluir as milhares de obras paradas no país. Mas, com a grave crise fiscal que derrubou os investimentos ao menor nível em mais de uma década, a preocupação é que parte desses empreendimentos seja de vez abandonada. O resultado faz parte do estudo Impacto Econômico e Social das Obras Públicas no Brasil, feito pelo presidente da consultoria InterB, Cláudio Frischtak, a pedido da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). O levantamento mapeia cerca de sete mil obras paradas só na esfera federal. Além dos projetos tradicionais e bilionários, o trabalho coloca luz sobre a paralisação de obras menores, como creches e escolas municipais.

Eleições preocupam

O temor com o resultado das próximas eleições vem alimentando debates políticos, que ocorrem em profusão em pequenos eventos, jantares e reuniões em entidades que representam o empresariado. Executivos e lideranças do setor têm demonstrado preocupação com o fato de que, a poucos meses das eleições, um candidato de centro ainda não tenha se firmado nas pesquisas. A tensão eleitoral desta vez é maior, dizem. Por isso, há uma profusão de encontros e conversas para que empresários possam se antecipar aos movimentos políticos e entender quais são de fato as propostas dos postulantes ao Planalto.

Mercado de trabalho

A recuperação do mercado de trabalho brasileiro desacelerou depois de apresentar aumento no primeiro trimestre de 2018. De acordo com a PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apesar da queda na comparação interanual, os dados revelam que a taxa de desocupação se mantém praticamente estável, em torno de 12,5%, o que reflete na desaceleração do crescimento da população ocupada.

Novo reajuste

A Petrobras elevará os preços da gasolina nas refinarias em 0,80% hoje, 26, na primeira alta desde o último dia 9, após a Opep anunciar um novo acordo de produção que provocou forte alta nas cotações internacionais. Com o reajuste, que faz parte de uma política de formação de preços em vigor há quase um ano, a Petrobras passará a comercializar a gasolina nas refinarias a R$ 1,8783 por litro. Essa sistemática leva em consideração fatores como mercado internacional e câmbio.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.