Outras palavras

sábado, 14 de abril de 2018
Foto de capa

Fábula

Medeia – feiticeira e bruxa que usou seus poderes mágicos para ajudar Jason e os Argonautas em sua busca do Velocino de Ouro.  Mais tarde, depois que Jason a traiu, ela usou sua bruxaria para se vingar.

(Dicionário da Fábula – Ed. Garnier – Paris)

Linha do Tempo

“Não tenham pressa, pois há tempo para tudo, simplesmente tudo. Não existe fim, somente recomeços, a vida nunca termina, o medo também não existe, o que existe é apenas uma sensação de desamparo, um descompasso entre a realidade absoluta e a realidade relativa. O medo é uma mera ilusão. Portanto não temam nada nem ninguém. Ao invés de temerem, amem e vivam a vida intensamente, pois a felicidade verdadeira é agora”

(Mensagem do Povo Azul)

Outras palavras

Portas fechadas

Da entrada do velho “porão da arte” ficou apenas a lembrança. O Centro de Arte, na Praça Getúlio Vargas, mudou de forma e, ao que tudo indica, mudará o seu conteúdo. Lá, as salas Guignard, Villa Lobos e Nego, cujas paredes serviam de moldura para inúmeras exposições , e seu pequeno teatro, palco de memoráveis apresentações de grupos friburguenses, audições de música clássica, inclusive um clube de cinema, agora fazem parte de um capítulo da memória do município;

Artistas lamentam seu fechamento há mais de sete anos, pois o local é o preferido para diversas manifestações culturais e com isso ficam sem um espaço central para mostrar o seu trabalho. Mais uma vez repete-se a velha máxima: “Nova Friburgo, terra do já teve e do já foi”. Continuaremos assim no ano do bicentenário?

Sayonara

A colonização japonesa em Nova Friburgo, cujos descendentes participam ativamente da vida da cidade, não devem estar gostando do estado de conservação do monumento erigido para comemorar a presença nipônica em Nova Friburgo, na Praça Getúlio Vargas. A pedra que simboliza a chegada japonesa em 1927 está suja, pichada por grafiteiros e sem nada que possa descrevê-la como um monumento dessa importância. Resta, para registro, apenas a memória dos que conhecem o passado da cidade e reverenciam uma colônia formadora de nossa história.

Ar especial

Ah, o outono! Nova Friburgo adquire um ar especial, manhãs absolutamente azuis, sol pleno, o ar fresco das montanhas, natureza exuberante, época perfeita para a contemplação. Frio que aquece o espírito. Para tanto, nada melhor que saudar a estação praticando esportes ao ar livre Pessoas que exercitam atividades físicas se sentem mais satisfeitas com a vida do que as que praticam menos. Aumentar os níveis de atividade física também proporciona maior felicidade no mesmo dia. Mito ou verdade? Verdade. Pesquisadores concluíram que exercitar-se é um hábito cujos benefícios excedem a saúde física, e é fundamental também para o bem-estar psicológico.

Nesta época de poucas chuvas, o clima seco favorece a prática esportiva ao ar livre e a cidade oferece condições para  diversas modalidades. Um tênis, uma bermuda, uma bola, uma bicicleta. São equipamentos simples que proporcionam agradáveis momentos, quer solitariamente ou em grupo. Então, por que não praticar? Aproveite Nova Friburgo.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.